A Fazenda Bacuri
Agricultura familiar
A Fazenda Bacuri é uma agroempresa familiar, que tem como produto principal o “Bacuri”, onde este é proveniente de um sistema de manejo orgânico por rebrotamento natural do bacurizeiro (Platonia insignis uma fruta típica da biodiversidade amazônica), além de trabalhar com Sistemas Agroflorestais envolvendo outras culturas. Desenvolvemos um trabalho de turismo rural com a produção associada mostrando a bioeconomia da floresta em pé e em parceria com outros agricultores, pescadores, aquicultores, artesões, salgaterias e restaurantes desenvolvemos um roteiro rural denominado de Rota Amazônia Atlântica.
Quem somos
Somos uma empresa familiar que trabalha com agroindústria orgânica e desenvolvemos uma linha de produtos de alimentos e bebidas como geleias, licores e frutas secas, nossas frutas são oriundas de um sistemas de manejo agroflorestal orgânico certificado implantado na década de 70 e continua sendo executado até os dias de hoje. Além dessa atividade desenvolvemos o turismo rural de experiência que em parceria desenvolvemos um roteiro rural denominado Rota Amazônia Atlântica.
História
Em meados da década de 70, no Município de Augusto Corrêa, região nordeste do estado do Pará, na Amazônia Oriental o economista nipo-brasileiro Henrique Osaqui observou em sua propriedade a predominância natural de uma árvore amazônica conhecida como bacurizeiro, então, de forma pioneira, começou a desenvolver o manejo orgânico desta espécie. Inicialmente, ele visava a produção de madeira, contudo, no desenvolvimento do seu trabalho, observou que o fruto da árvore tinha maior rentabilidade econômica e baixo custo de produção.
Em 2009, uma de suas filhas, Hortência Osaqui, formada em engenharia florestal, retornou à Fazenda para cuidar de seu pai, agora já bastante idoso. Hortência, junto com sua família, decidiu então assumir a Fazenda. A partir desse momento, deu-se início a um projeto de arranjo econômico com base no trabalho que Henrique tinha desenvolvido nos últimos 40 anos. Manutenção da agrofloresta, meliponicultura, sistema agroflorestal, agroindustrial e turismo rural.
Em 2014 inauguramos a primeira Agroindústria Familiar no Estado Pará. Em homenagem à Henrique Osaqui, nosso principal mentor, criamos a marca OSAQUI, sendo mais uma vez pioneiros, lançando produtos com certificação 100% orgânica desde os frutos até o produto final, na mesma cadeia de produção. Em 2015 iniciamos um projeto de turismo rural a Rota Amazônia Atlântica que em 2021 participamos de uma chamada pública nacional e fomos selecionados dentre os oitos roteiros do Brasil sendo o nosso com ênfase em frutas da Amazônia pelo projeto Experiência do Brasil Rural do Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura e Universidade Federal Fluminense. Atualmente somos o único roteiro de turismo rural no norte do Brasil validado pela SETUR/PA e MTUR. Atualmente a fazenda é administrada por uma mulher.
Curiosidades Históricas sobre a Fruta Bacuri
"Fruta da rainha"...
Você sabia que o bacuri foi um símbolo da diplomacia brasileira usado nos grandes banquetes pelo Barão Rio Branco no início do século 20 e que o sorvete preferido da quando a Rainha Elizabeth é de bacuri ? ...
Conceitos da empresa
Missão
Produzir alimentos e bebidas orgânicos de frutas e transmitir para os pequenos empreendedores rurais, valores sociais, ecológicos, econômicos fazendo uso sustentável dos recursos naturais da região, valorizando a biodiversidade local e fortalecendo a bioeconomia da Floresta em pé. Além de semear o conceito de sustentabilidade para o indivíduo, famílias, empresas e para a sociedade como um todo através de experiência rurais memoráveis.
Visão
Estar entre as melhores e mais respeitadas empresas produtoras de alimentos e bebidas orgânicos de frutas da biodiversidade Amazônicas e ser exemplo de empresa familiar sustentável na Amazônia na região norte do Brasil.
Valores
Integridade, respeito às pessoas, ao meio ambiente, a biodiversidade amazônica, espírito empreendedor, Inovação e desenvolvimento sustentável.